<![CDATA[CIRURGIA DA MÃO - campo grande - MATO GROSSO DO SUL - Blog]]>Sat, 11 May 2024 22:37:41 -0300Weebly<![CDATA[Lesão de Stener]]>Sat, 06 Jun 2020 21:40:48 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/lesao-de-stener      Publiquei novidades sobre a lesão de Stener, que é a lesão do ligamento colateral ulnar do polegar. Então se sofrer qualquer lesão no polegar e ficar com dor, não hesite em procurar atendimento com o especialista em cirurgia da mão.
      E para ler sobre a lesão de Stener, Clique aqui ou no botão de link abaixo.
Lesão de Stener
]]>
<![CDATA[Sindrome do túnel do carpo. qual o melhor tratamento? Endoscópico ou aberto?]]>Sat, 01 Sep 2018 01:03:32 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/sindrome-do-tunel-do-carpo-qual-o-melhor-tratamento-endoscopico-ou-aberto      Começamos com uma pergunta: Qual o melhor tratamento para a Síndrome do Túnel do Carpo #STC? 
         Antes de tentar responder devemos saber que existem duas formas principais de   tratamento: 1) Tratamento Conservador (Não Cirúrgico) e 2) Tratamento Cirúrgico.
          O Tratamento cirúrgico, sem dúvida, é o mais realizado, mas.... sabia que existe mais de uma  técnica cirúrgica possível?

          Então como escolhemos qual utilizar? Existe uma que seja melhor? Qual a mais segura?
Imagem
     A técnica mais realizada e tradicional é a cirurgia convencional aberta, que é realizada com um corte sobre o túnel do carpo, realizando uma liberação sob visualização direta, podendo ser melhor realizada com o auxílio de uma Lupa Cirúrgica. Este último é habitualmente usado pelos especialistas em Cirurgia da Mão aumentando mais ainda a segurança deste procedimento.
      Há também técnicas Minimamente Invasivas, as quais são uma tendência mundial, que visam diminuir a dor pós operatória e brindar uma recuperação em um tempo menor que as técnicas tradicionais. Então estas seriam melhores? Cuidado! Pois nem sempre é assim.....
        A técnica minimamente invasiva mais recomendada é a ENDOSCÓPICA, onde é realizada todo o procedimento através de uma pequena incisão e sob visualização por uma ótica de vídeo. 
            Também Podemos utilizar um RETINACULÓTOMO para realizar o procedimento, porém como não há visualização direta do corte nem do nervo mediano, esta seria na minha opinião a técnica MENOS recomendada.
     Ao lado esquerdo temos as imagens de um dos instrumentais usados para a Cirurgia Endoscópica.
      E abaixo no botão temos um link para um vídeo da técnica com Retinaculótomo

       Agora que sabemos um pouco sobre algumas das opções de tratamento cirúrgico, já podemos começar a pensar qual seria melhor, mas como disse anteriormente, essa decisão não é fácil, e conforme alguns trabalhos científicos que comparam ambas técnicas, o resultado a longo prazo é bom com ambas, não havendo superioridade de uma ou outra, apenas vantagens e desvantagens.
      A cirurgia convencional aberta é mais barata, a recuperação é rápida e é mais conhecida pela maioria dos especialistas.
         A Cirurgia Endoscópica Tem um custo mais elevado e requer uma experiência maior para sua realização, mas reduz ainda mais o tempo de recuperação e a necessidade do uso de medicamentos no pós operatório, pois a dor é menor.
           Como vemos, ambas as cirurgias (Aberta ou Endoscópica) podem ser realizadas com excelentes resultados. A decisão de qual usar vai depender de uma conversa franca entre paciente e Cirurgião da Mão.
 
             No botão ao lado há um link para visualizar como é realizada  a cirurgia endoscópica para liberação da Síndrome do túnel do carpo
              Lembre-se  de consultar com o Especialista em cirurgia da Mão, que é a pessoa mais capacitada para lhe oferecer sempre o melhor e mais adequado tratamento para suas mãos!, portanto antes de optar pelo tratamento, não custa nada perguntar qual o método que será utilizado e com qual material será feita a cirurgia, e ser for pelo método tradicional se será utilizada lupa cirúrgica... Nunca aceite respostas superficiais, afinal é direito do paciente expor suas dúvidas e dever do médico esclarece-las! :)
]]>
<![CDATA[Novidades à caminho!]]>Tue, 28 Aug 2018 03:55:45 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/novidades-a-caminho       Quem não se atualiza, acaba ficando pra trás na evolução constante e incansável da ciência. O desenvolvimento de novas tecnologias, materiais e técnicas fazem parte da medicina e da área da saúde como um todo.
         É sempre um prazer e uma realização profissional e pessoal poder estar presentes em eventos, palestras, reuniões ou qualquer outra que possa brindar aprimoramentos, trazendo assim mais segurança ao paciente e otimizando resultados e recuperação funcional dos mesmos          
        Por isso eu e toda a equipe do Instituto da Mão MS-HAND, estamos sempre buscando a excelência, indicando de maneira individualizada  o melhor tratamento para cada caso. 
        Teremos em breve novidades para doenças muito comuns, como a Síndrome do túnel do carpo, Rizartrose, Fraturas da Mão, entre outros. Novidades que foram apresentadas no Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão-2018.
         Agradeço a confiança dos pacientes, amigos, colegas e familiares!

#STC, #HANDSURGERY, #RIZARTROSE, #CIRURGIADAMAO, #MSHAND
]]>
<![CDATA[fratura de dedo da mão]]>Fri, 04 May 2018 02:09:20 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/fratura-de-dedo-da-mao
 As mãos são imprescindíveis para várias atividades diárias e talvez sejam nosso principal instrumento de trabalho, e devido à constante exposição, os Traumatismo nas mãos são muito frequentes. Podendo ocorrer desde pequenos ferimentos, lesões de tendão, lesão de nervo, fraturas e até amputações.
      E dentro deste contexto a(s) fratura(s) do(s) dedo(s) da mão são muito comuns, e muitas vezes podem parecer simples, porém um pequeno desvio ou uma fratura considerada instável, que não seja tratada adequadamente desde o início pode gerar deformidade, dor, rigidez ou outros sintomas, que podem prolongar o afastamento do trabalho e dificultar a reabilitação do paciente.
         Portanto é imprescindível um diagnóstico correto e uma indicação precisa para cada caso, diminuindo assim o risco de sequela, possibilitando uma reabilitação precoce e um ótimo resultado. 
             Sempre é bom destacar que, dependendo da gravidade da lesão, a recuperação completa é quase impossível, e deve haver portanto uma conversa franca entre o médico e o paciente para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e que o melhor resultado possível seja alcançado.
          Ante um trauma da mão ou um ferimento, mesmo que pareça inofensivo, procure atendimento especializado com o especialista em Cirurgia da Mão imediatamente. Pois se houver uma fratura de dedo a demora em procurar atendimento pode causar sequelas indesejáveis.
]]>
<![CDATA[existe cirurgia para RECUPERAR movimentos ausentes da mão?]]>Sun, 28 Jan 2018 17:12:17 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/january-28th-2018       Sempre que vejo alguma notícia, reportagem ou novidade sobre a cirurgia da Mão me alegro, pois dessa maneira as pessoas que precisam de atendimento especializado  "descobrem" que ela existe e podem, desta maneira, procurar atendimento e tratamento adequados, além de poder exigir seus direitos junto aos convênios ou o próprio SUS.
       No mês passado (Janeiro/2018), no Fantástico (Programa da rede Globo), foi noticiada a cirurgia realizada no ex-Goleiro Bruno do time do São Paulo, este ficou tetraplégico após acidente e com a cirurgia pôde melhorar a função e a força  nas mãos.
            A cirurgia consiste em realizar a transferência ou reposicionar alguns músculos e tendões que estão funcionando, porém realizam movimentos que não são funcionais, para outros grupos musculares mais importantes e que normalmente estão paralisados. Portanto com este procedimento é possível melhorar a função do membro superior paralisado.
            Podem ser tratadas com esta técnica algumas  lesões do plexo Braquial, lesões que acometem o nervo Radial, paraplegias, entre outras.
         
         Acredito que existem muitas pessoas que podem se beneficiar destes procedimentos, mas como são pouco divulgados até mesmo no meio médico, o paciente fica com tratamento aquém do ideal.
                    Portanto é importante se informar, divulgar e pesquisar as possibilidades e sempre exigir que sejamos atendidos.
REPORTAGEM DO FANTÁSTICO
]]>
<![CDATA[tratamento inédito no estado, já pode ser feita em campo grande.]]>Fri, 10 Nov 2017 20:52:59 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/cirurgia-realizada-somente-em-grandes-centros-ja-pode-ser-feita-em-campo-grande        Recentemente fiz uma publicação sobre RIZARTROSE, que é uma artrose (desgaste) que ocorre na articulação trapézio-metacarpiana, localizada na mão, levando à aparição de dor no local, aliás, é uma causa muito frequente de dor na mão, muitas vezes confundida com tendinites. (clique aqui para saber mais)
         O tema é tão importante que o INSTITUTO DA MÃO MS HAND decidiu publicar 
na revista GUIA SAÚDE ATUAL edição Primavera, o mesmo tema.
          E em se tratando de Rizartrose e seu tratamento, o tema é amplo, indo desde o tratamento conservador, passando por infiltrações e até cirurgias. Há pouco tempo, foi introduzido o TRATAMENTO ARTROSCÓPICO, com inúmeras vantagens devido ao fato de ser minimamente invasivo, obter recuperação precoce, ter menor índice de complicações e ter um grande índice de satisfação entre os pacientes que necessitam ser submetidos ao mesmo.
Imagem
Imagem
           Porém, este tratamento somente estava disponível em grandes centros e quase sempre de maneira particular. Hoje o cenário mudou e já temos em Campo Grande uma equipe capacitada para realizar a Cirurgia Artroscópica para tratamento de Rizartrose, e dispomos de todo o material necessário, trazendo assim comodidade e segurança aos pacientes que têm este problema e que muitas vezes tem receio ou medo de realizar o tratamento tradicional com cirurgia aberta.
          Portanto, nos casos de dor próximo ao polegar e punho, que não melhora ou que há discordância entre exames, saiba que pode tratar-se de rizartrose e que o tratamento disponível na nossa cidade Morena já se iguala aos oferecidos em poucos locais do Brasil.
             Agende sua Consulta no Instituto da Mão, no Cel 67 99853-1459.
]]>
<![CDATA[fratura do punho no idoso.]]>Mon, 25 Sep 2017 14:57:23 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/fratura-do-punho-no-idoso         Você sabia que as fraturas de rádio distal são fraturas extremamente comuns, com uma freqüência de cerca de 607mil/Ano nos EUA. Acometem mais as mulheres e são provocadas em sua grande maioria por traumas banais, como a queda da própria altura ou durante jogos e brincadeiras. Atingem principalmente as crianças (entre 6-10 anos) e os idosos (entre 60 a 69 anos de idade), mas pode acometer qualquer faixa etária.

        Nos idosos especificamente, temos alguns fatores de risco importantes, como a presença de osteoporose e osteopenia, menopausa precoce, diminuição da visão, dificuldade para deambular ou no equilíbrio, entre outros.
        Importante lembrar que podem existir lesões concomitantes (associadas) com a fratura de punho, e que estas podem passar despercebidas num primeiro atendimento, sendo muito importante uma correta avaliação inicial, e se houver dúvidas quanto ao diagnóstico ou sua gravidade, podemos utilizar recursos como exames de imagem mais avançados (ultrassonografias, tomografias e até mesmo ressonância magnética nuclear), diagnosticando assim fraturas ocultas, lesões ligamentares, entre outras….
Imagem
         A decisão pelo tratamento mais adequado, requer portanto um correto diagnóstico  e uma conversa franca entre o médico e o paciente, pois muitas vezes, existe mais de uma possibilidade terapêutica para a mesma fratura. E nos dias atuais, com o aumento da expectativa de vida e com o aumento da qualidade de vida entre os idosos, há praticantes de esportes e pessoas muito ativas nesta faixa etária, assim cada vez mais, opta-se pelo tratamento cirúrgico com placa volar de ângulo fixo, diminuindo o tempo de reabilitação e retorno dos mesmos às suas atividades.
          Então não hesite em procurar atendimento após quedas ou traumas que acometam a região do punho!

]]>
<![CDATA[dor crônica na mão ou punho pode ser tumor?]]>Sun, 23 Jul 2017 20:45:44 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/dor-cronica-na-mao-ou-punho-pode-ser-tumor            A dor crônica, muitas vezes é um desafio diagnóstico, principalmente quando ela foge dos diagnósticos mais comuns. Então quando uma pessoa começa a apresentar dor, estou  falando da dor localizada em mão e punho mas também pode aplicar-se à dor em outras localizações, habitualmente temos por costume ignorar a mesma e esperar um tempo para ver se não vai melhorar de maneira espontânea.  Somente quando ela persiste por muito tempo ou quando ela reaparece com frequência é que nos preocupamos em procurar um especialista para avaliação, e então somos habitualmente tratados e diagnosticados como portadores de alguma tendinite, distensão, entorse, LER, cisto sinovial, dedo em gatilho, síndrome do túnel do carpo, doença de Dupuytren, entre outras, que são as causas mais comuns de dor nessa região.
           Então quando podemos suspeitar da presença de tumores ou causas menos comuns de dor?
               Essa pergunta não tem uma resposta simples, pois o diagnóstico de causas menos comuns, entre elas os tumores, é sempre um desafio. Eu pessoalmente considero que devemos saber escutar o paciente,  examinar com calma e sobretudo manter um alto índice de suspeição para os casos que fogem do esperado, portanto devemos conhecer à fundo a doença que esperamos diagnosticar e tratar.
​             Para a pessoa que sente a dor, ela deve ficar mais alerta quando esta ocorrer somente ou mais intensamente no período noturno, quando se associar à febre ou outros sintomas inespecíficos como fadiga, perda de peso ou tiver comportamento incerto. E devemos ficar alerta também quando os exames habituais não demostram alterações ou quando existem exames contraditórios no mesmo paciente.
         Portanto não hesite em procurar atendimento com especialista de Cirurgia da Mão caso sinta dores no membro superior e ainda não tenha um diagnóstico correto. Lembre-se que muitos tumores podem ser benignos sem maiores repercussões, mas nos casos de tumores malignos, a velocidade no diagnóstico e tratamento faz a diferença!
]]>
<![CDATA[fratura do escafóide e pseudoartrose do escafóide. você conhece?]]>Fri, 14 Jul 2017 04:05:10 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/fratura-do-escafoide-e-pseudoartrose-do-escafoide-voce-conhece
         O escafóide é um dos ossos que compõe o carpo, e este pertence ao punho. A fratura deste osso é a segunda mais comum do membro superior, perdendo apenas para a fratura de rádio distal.
             Este tipo de fratura ocorre mais freqüentemente em homens adultos jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade, e geralmente é consequência de uma queda sobre a mão espalmada.
       Agora você deve estar se perguntando: SE É TÃO FREQUENTE, PORQUE NÃO OUVIMOS FALAR MUITO SOBRE ISSO?

            - Justamente, uma das grandes dificuldades que encontramos neste tipo de fratura é o diagnóstico tardio, ou seja, esta fratura pode não ser diagnosticada no momento em que ela ocorre, e isso faz com que ela seja menos lembrada no nosso cotidiano . E porque há dificuldade no diagnóstico?

               Isso ocorre por vários motivos, entre eles podemos citar a demora em procurar o  pronto socorro devido à pouca dor que o paciente pode sentir, não dando a devida importância; A inexperiência do plantonista em examinar o punho e de visualizar a imagem na radiografia; A incidência alta de radiografias "normais" na fase inicial, pois nesta fratura é comum a fratura oculta; entre outros.

             Portanto é imprescindível dar a devida 
importância aos traumas que ocorrem no punho e mão, e nestes casos sempre procurar atendimento num local que tenha à disposição um especialista em Cirurgia da Mão para lhe avaliar. 
    E qual o problema que a falta do diagnóstico ou o diagnóstico tardio pode gerar?
             A falta de estabilização adequada pode aumentar a chance de atraso de consolidação ou Pseudoartrose, em outras palavras, a fratura não cicatriza e os fragmentos ósseos ficam separados ou cicatrizam de maneira inadequada, gerando a médio e longo prazo a destruição da cartilagem articular do punho de forma irreversível, gerando dor contínua e perda da fundação adequada do punho e mão.
                Além da Pseudoartrose, podem ocorrer outras complicações inerentes à anatomia do escafóide, como necrose deste osso (morte do osso por falta de circulação arterial) por exemplo.
                Portanto, diante de qualquer trauma no punho ou mão, principalmente naqueles quadros onde a dor persiste por um tempo maior do que o esperado para uma simples contusão, recomendo a consulta especializada para esclarecer o diagnóstico e realizar o tratamento adequado o mais breve possível, e dessa maneira minimizar as chances de complicações.
]]>
<![CDATA[síndrome de túnel do carpo e o transporte público.]]>Sat, 10 Jun 2017 19:25:18 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/sindrome-de-tunel-do-carpo-e-o-transporte-publico       Voce sabia que o uso do transporte público pode ter relação com a Síndrome do túnel do carpo? 
          Existem alguns estudos que investigam qual a influência dos fatores externos no desenvolvimento e aparecimento de sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo, a síndrome compressiva mais comum da especialidade de Cirurgia da Mão. Esta geralmente ocasiona sintomas iniciais como formigamentos nos dedos da mão, principalmente à noite e com a evolução da doença podem ocorrer perda de destreza e até mesmo de força na mão.
         É uma doença multifatorial, e um estudo recente, realizado no Brasil e publicado internacionalmente, realizado com 205 pessoas, avaliou e descobriu que existe relação entre o uso do transporte público e o inicio dos sintomas. No mesmo estudo, este cita a influência da vibração emitida pelo transporte e a força utilizada para se segurar nas barras como fatores que influenciam, pelo menos em parte, no aparecimento dos sintomas.
          Interessante né? Portanto fique de olho, pois sensação de dormência ou formigamento nas mãos durante a viagem de ônibus urbano ou outro meio de transporte, pode significar que você está desenvolvendo a Síndrome do Túnel do Carpo. Procure sempre um especialista em Cirurgia da Mão para lhe auxiliar no diagnóstico precoce e lhe oferecer as melhores possibilidades de tratamento! 
Imagem
]]>
<![CDATA[A profissão, um contínuo aprendizado...]]>Fri, 02 Jun 2017 03:04:47 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/a-profissao-um-continuo-aprendizado
     As últimas semanas que se passaram foram muito gratificantes, muito aprendizado recebido e compartilhado, reencontrei amigos, conheci novas pessoas...
      Tive oportunidade de participar do Simpósio oferecido pelo hospital Santa Casa de São Paulo, onde o principal convidado foi o Dr. Cavadas, conhecido internacionalmente pelas cirurgias que realiza na Espanha e pelo alto índice de sucesso nas mesmas, apesar de extremamente complexas, como reimplantes de membros amputados, retalhos livres  e inclusive transplantes de extremidades. Foi uma fonte de inspiração nos seus ensinamentos e com certeza os pacientes só têm a ganhar com isso.
       Outro encontro foi o curso de Mucopolissacaridose tipo II, doença rara que pode afetar crianças e adultos e que na grande maioria das vezes não é diagnosticada corretamente ou o diagnóstico ocorre tardiamente, comprometendo completamente o desenvolvimento destas pessoas. O curso foi dividido em 2 etapas, sendo esta a segunda etapa. Agradeço à Shire pela Oportunidade.
         E por último, um ótimo encontro, na reunião mensal promovida pela SBOT-MS, conhecido como "Clube do Osso", o tema abordado foi a Cirurgia da Mão. Neste tivemos a oportunidade de apresentar o Instituto da Mão MS-HAND e a nossa especialidade aos colegas Ortopedistas e médicos residentes desta especialidade, além de contar com a presença do Professor Celso Massaschi Inouye, quem nos ensinou muito com sua experiência e Amor pela Especialidade. 
       Compartilho algumas fotos destes momentos marcantes e aproveito para agradecer à minha família e aos pacientes pela confiança depositada em meu trabalho!
      
]]>
<![CDATA[CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO 2017]]>Sun, 23 Apr 2017 05:44:15 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/congresso-brasileiro-de-cirurgia-da-mao-2017
        Entre os dias 30 de Março a 01 de Abril deste ano (2017) aconteceu, em Belo Horizonte, o 37 Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão. Foi uma oportunidade para rever amigos e professores, atualizar os conhecimentos, discutir casos e conhecer novas tecnologias. Estivemos presente no Congresso os sócios do Instituto da Mão MS-HAND (clique para saber mais), Dr Leandro Viecili, Felipe Roth e Dr Rodolfo Bareiro (clique para saber mais).
         O Congresso contou com a presença de Importantes nomes no cenário nacional e internacional da Cirurgia da Mão. O próximo ocorrerá em 2018 e espero poder estar presente, garantindo assim sempre o melhor possível aos meus pacientes e amigos.
​          Abaixo seguem links importantes para saber mais sobre a Cirurgia da Mão no Brasil e no Mato Grosso do Sul.

]]>
<![CDATA[RIZARTROSE ou Artrose na base do polegar: é uma das causas de dor no polegar, saiba mais....]]>Sun, 23 Apr 2017 02:06:30 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/rizartrose-ou-artrose-na-base-do-polegar-e-uma-das-causas-de-dor-no-polegar-saiba-mais      Você já ouviu falar em Rizartrose? Apesar do nome difícil, esta é uma causa comum de dor na base do polegar, afetando principalmente mulheres com mais de 55 anos de idade, mas também podendo ocorrer no sexo masculino e em outras faixas etárias, causando dificuldades no desempenho de atividades cotidianas como abrir frascos, levantar objetos usando a pinça digital, usar tesouras, entre outras...
      A Rizartrose, é uma artrose (desgaste) que ocorre na articulação trapézio-metacarpiana, levando à aparição de dor no local. Existem vários estágios evolutivos da doença e com isso diferentes possibilidades de tratamento.
      É importante frisar que existem outras causas comuns de dor no mesmo local ou muito próximo a este, o que pode levar a um erro no diagnóstico inicial, atrasando assim o tratamento correto e dificultando o alívio dos sintomas.
        Os problemas que podem causar dor parecida, ou que podem estar presentes ao mesmo tempo são a Tendinite de Dequervain, Dedo em gatilho, lesão do Ligamento colateral ulnar do polegar, entre outros.
        
        Portanto, sempre que estiver com dor no polegar, procure atendimento com um Especialista em Cirurgia da Mão, com isso você poderá chegar no diagnóstico correto e assim ter acesso ao tratamento mais adequado para o seu caso.
         O tratamento para estes casos, quando no estágio inicial, se baseia no uso de Antiinflamatórios, órteses, redução de atividades específicas, Fisioterapia e infiltrações. E nos casos refratários ao tratamento conservador ou em estágios avançados podemos optar pelo tratamento cirúrgico.
]]>
<![CDATA[dor no polegar após praticar esporte?]]>Wed, 15 Feb 2017 18:28:36 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/dor-no-polegar-apos-praticar-esporte         As lesões na mão são muito frequentes, e isso acontece devido ao uso cotidiano que fazemos dela, como trabalhar, cozinhar, praticar esportes, manusear ferramentas, etc…
         Na grande maioria das vezes, por sorte, ocorrem traumas banais ou ferimentos superficiais que não chegam a acometer nenhuma estrutura importante, nem deixam sequelas. Já outras vezes o trauma pode ser de tal magnitude que facilmente nota-se a gravidade, e aqui falamos de fraturas, ferimentos, esmagamentos, amputações, entre outros.
           Mas em algumas ocasiões, sofremos algum acidente, contusão ou trauma, que não consideramos tão intenso ou, que foi intenso, mas “aparentemente" não causou nada e surge a dúvida do que fazer.
         Nestes casos, noto por experiência própria, que muitos pacientes acabam acudindo tardiamente ao médico, atrasando assim tanto o diagnóstico, quanto o início do tratamento e dificultando a recuperação, e em algumas ocasiões acontece do paciente acudir precocemente à consulta, mas o diagnóstico não ser ou não poder ser feito num primeiro momento.

     Existem verias lesões que podem acometer a mão e passar com diagnóstico despercebido no atendimento de urgência, sendo diagnosticadas tardiamente devido à persistência dos sintomas ou na reavaliação do especialista da área, uma destas lesões é a lesão do ligamento colateral ulnar do polegar.
      A lesão deste ligamento do polegar, é uma lesão comum da mão que tem uma grande morbidade quando não diagnosticada ou quando tratada tardiamente. O trauma está muito relacionado às atividades esportivas, quedas ou torções.

Imagem
​       Na presença de ruptura completa com necessidade de reparo cirúrgico, o ideal é que este aconteça nas primeiras 2 semanas, mas há casos onde não é necessário a cirurgia e somente o uso de uma imobilização é suficiente.
        Quando o tratamento é inadequado ou este é realizado tardiamente, pode ocorrer uma frouxidão na articulação metacarpofalangeana do polegar, resultando em fraqueza para realizar a pinça digital e até artrite, levando assim a dificuldade na realização de várias atividades cotidianas.
         Mesmo nos casos crônicos é possível realizar um tratamento que deve ser adaptado caso a caso, mas com resultados inferiores quando comparados ao tratamento precoce.
             Portanto, não pense duas vezes, se sofrer algum trauma no polegar, por mais banal que possa parecer, se este lhe causou dor, significa que precisa de uma avaliação pelo especialista em Cirurgia da Mão. Num simples exame físico, o especialista já pode determinar o provável local da lesão e suspeitar se há comprometimento da integridade do ligamento colateral ulnar. Geralmente é necessário confirmar a suspeita com algum exame de imagem, que vai desde a radiografia simples, até o uso de exames mais avançados como a ultrassonografia ou ressonância magnética nuclear.
         Agora você já sabe, sofreu algum acidente e este lhe causou dor na mão? Procure o quanto antes consulta com especialista em Cirurgia da Mão, esse detalhe pode fazer a diferença!
]]>
<![CDATA[Dedo em gatilho congênito]]>Sun, 29 Jan 2017 20:19:24 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/dedo-em-gatilho-congenito     O dedo em gatilho é uma patologia comum, muito conhecida no meio ortopédico e ocorre mais frequentemente em mulheres. Se conhece como dedo em gatilho o "travamento" do dedo em flexão quando a pessoa realiza o movimento de flexão-extensão, e pode ser uma causa de dor e incapacidade. A causa é geralmente desconhecida ou secundária a outras patologias como diabetes Mellitus, Doença renal, doenças reumáticas, entre outros. Dependendo do grau de acometimento o tratamento pode ser conservador ou cirúrgico.
     Mas e isso pode ocorrer em crianças? A resposta é SIM.
   O dedo em gatilho pode acometer as crianças nos primeiros meses de vida e, nestes casos, é conhecido como dedo em gatilho congênito ou Polegar em Gatilho Congênito, devido ao fato de acometer principalmente o polegar.
      Portanto sempre que notarmos que o dedo da criança não extende completamente, é necessário uma avaliação do especialista em Cirurgia da Mão, para poder chegar ao diagnóstico correto e excluir outras doenças que dão quadros semelhantes, como a artrogripose e anomalias do tendão extensor por exemplo. É imprescindível um diagnóstico e tratamento precoce pois o atraso do mesmo pode causar deformidade irreversível da articulação, comprometendo o resultado funcional do dedo e por consequência, da mão como um todo.
      O tratamento antes de 1 ano de idade é conservador, com fisioterapia e, conforme necessidade, uso de órtese. Já as crianças com mais de 1 ano de idade que foram diagnosticadas tarde ou que não responderam ao tratamento conservador devem ser submetidas ao tratamento cirúrgico, que têm alta taxa de sucesso quando realizado por especialista da área.
       Uma dúvida que a maioria das mães têm quando levam seus filhos ao especialista e este indica o tratamento cirúrgico, é se esta cirurgia pode ser realizada em crianças com idades tão precoces.... e a resposta, como já mencionada acima, é sim! Pois com a resolução do problema podemos evitar alterações articulares e garantir um bom desenvolvimento funcional da mão.

]]>
<![CDATA[Quais as especialidades médicas mais escassas?]]>Wed, 11 Jan 2017 02:28:44 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/quais-as-especialidades-medicas-mais-escassas     Vi uma matéria sobre as especialidades médicas mais escassas no País (Genética médica e Cirurgia da Mão), o que já era do meu conhecimento, porém me veio uma pergunta à mente: Como será que isso afeta o nosso dia a dia? E como fazem os pacientes que necessitam destes especialistas?
   Pois bem, difícil chegar a uma resposta, e difícil fazer uma análise tão ampla e generalizada, pois é um tema amplo que envolve muitas pessoas/ pacientes/ familiares/ médicos, etc..., onde cada história e cada desfecho daria pra escrever muitas linhas.
      De um modo geral, falarei sucintamente da minha vivência como especialista em Cirurgia da Mão e um pouco da experiência da minha esposa e colega de profissão, especialista em Genética Médica.... Sim, por incrível que possa parecer, somos um casal de médicos com as duas especialidades mais "raras"do país.
       Numa análise superficial isso pode parecer um excelente negócio, pois teríamos as portas abertas onde quer que fôssemos, mas a realidade é outra. No Brasil temos práticamente 3 formas de acessar os serviços de saúde, o SUS, os planos/seguros de saúde e os serviços particulares. A grande maioria dos pacientes procuram atendimento pelo SUS ou pelos planos de saúde, e como já é amplamente difundido, nenhum deles anda bem, um devido a uma política péssima de repasse de recursos e uma má gerência destes, e o outro devido à política de obter lucro (tendo que para isso cortar todo tipo de "gastos supérfluos")... ou seja, na prática, nem o SUS nem as operadoras querem  aumentar seus "gastos", portanto não há interesse em contratar especialistas pouco solicitados pelos seus beneficiários.
      O que acontece com os pacientes é que estes acabam tendo um tratamento subótimo, ficando com mais sequelas ou até mesmo morrem antes de terem um diagnóstico.
      Os pacientes com doenças raras, andam perambulando por múltiplos especialistas, sem diagnóstico, gerando gastos desnecessários, gerando angústia nos familiares, e estes últimos, por falta de um simples aconselhamento genético, acabam tendo mais filhos com o mesmo problema... 
       Os pacientes que nascem com deformidades nas mãos, ou que sofrem algum tipo de acidente que afete suas mãos/ punho/ antebraço/ nervos periféricos/ amputações/ ferimentos extensos com falhas de cobertura, etc... simplesmente ficam sem nenhum tratamento, ou nos casos de urgência, recebem tratamento por outros especialistas sem formação em cirurgia da Mão, que fazem o que podem dentro da realidade existente no nosso meio (ficam de mãos atadas pois o paciente necessita de tratamento e o Hospital não contrata e nem tem sobreaviso de Cirurgia da Mão). Portanto, e com certeza, isso gera um número maior de sequelas e um tempo maior de afastamento do serviço...
      Portanto é importante que os pacientes, familiares e até mesmo os médicos conheçam e exijam a presença destes especialistas em Seus convênios médicos, no SUS ou nos Hospitais/ Ambulatórios especializados. Somente com a cobrança dos que precisam é que haverá o interesse em oferecer o que já é direito destes.
       Seguem abaixo os links importantes:
]]>
<![CDATA[Ferimento nas mãos em crianças, o que fazer?]]>Mon, 05 Dec 2016 18:40:37 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/ferimento-nas-maos-em-criancas-o-que-fazer
      O ferimento nas extremidades são muito comuns no dia a dia, e a população mais exposta geralmente são os trabalhadores que manipulam instrumentos cortantes ou maquinários industriais, mas não menos importante estão os ferimentos causados por facas domésticas, vidros quebrados entre outros. Estes ferimentos podem ser desde pequenos e sem repercussão funcional para o paciente, até ferimentos graves com sequelas permanentes e em casos extremos chegando à perda parcial ou completa do membro (amputação).
     Independente do tamanho do corte, ou do quão benigno ele possa parecer, é fundamental uma avaliação inicial correta e criteriosa para possibilitar um diagnóstico das lesões. Portanto sempre que você, algum parente, um amigo ou conhecido sofrer qualquer trauma ou ferimento na região dos membros superiores é fundamental exigir a avaliação de um especialista em cirurgia da mão.
     Quando é detectado uma lesão (ou várias) de qualquer estrutura no membro superior, a qualidade do tratamento cirúrgico ou não cirúrgico, e a qualidade da reabilitação fazem toda a diferença para evitar ou amenizar sequelas. E aqui aproveito para entrar no tema do título: E se este ferimento ocorrer em Crianças, poderá ocorrer mais sequelas? O tratamento é mais complexo ou mais fácil?
Imagem
Ferimento aparentemente simples, mas que pode ter lesão de tendão flexor. ¨Imagem do livro Pardini Traumatismo da mão¨
Imagem
Ferimento sugerindo lesão grave, geralmente associado a fratura. ¨Imagem extraída do livro Pardini Traumatismo da mão¨
Imagem
Ferimento sugerindo lesão vascular, note o dedo com coloração violácea. ¨Imagem extraída do livro Pardini Traumatismo da mão¨
​     Pois bem, em se tratando de crianças, existem menos informações sobre quais tratamentos cirúrgicos e pós cirúrgicos obtêm maior taxa de sucesso. Isto se deve em parte a que nesta faixa etária as lesões são mais raras quando comparados com a população adulta e também por outro lado está a dificuldade técnica devido a anatomia reduzida e a pouca colaboração para realizar os protocolos de reabilitação. Alguns trabalhos publicados dizem que ¨bons¨ resultados em reparo de tendões flexores seriam inferiores a 53%.
         Um trabalho publicado em 2013 analisou os resultados de ferimentos nessa faixa etária de abril de 2001 a dezembro de 2010, incluindo os ferimentos ocorridos nas zonas I, II e III (dedos e palma da mão) na British Columbia Children’s Hospital (BCCH), Vancouver, British Columbia1, e concluiu que geralmente o lado afetado é o dominante e as causas mais comuns seriam ferimentos por vidro e faca respectivamente.  Um dado muito importante que o trabalho cita é que a maioria das lesões foi considerada severa e afirma que quando manejadas inadequadamente podem levar à perda permanente da função. Também enfatizam que o tratamento difere do tratamento do adulto tanto na técnica cirúrgica quanto no protocolo de reabilitação. E quando analisamos os resultados obtidos nesta publicação, vemos que obtiveram quase 90% de resultados considerados excelentes, e aqui fica evidente a importância de um tratamento realizado por um especialista em Cirurgia da Mão. 1 - Sikora S, Lai M, Arneja JS. Pediatric flexor tendon injuries: A 10-year outcome analysis. The Canadian Journal of Plastic Surgery. 2013;21(3):181-185.
                Vale ressaltar que os resultados dependem de vários fatores como a idade do paciente, a colaboração da família, o tempo ocorrido entre a lesão e a cirurgia, o local do ferimento, o número de estruturas lesadas, entre outros.
​E como foi dito que as causas mais comuns foram o vidro e a faca, nada melhor do que PREVENIR, portanto fiquem atentos com as crianças, sempre observem suas atividades e brincadeiras, afastem qualquer objeto que possa causar acidentes do ambiente, orientem seus filhos sobre os perigos e em caso de acidente, não hesite em exigir seu direito de atendimento médico especializado.
Dicas em caso de ferimentos nas mãos:
  • Não tente retirar cacos de vidro, faca, sujeira, ou qualquer corpo estranho presente no ferimento.
  • Tampe a ferida com bastante gaze (se disponível) ou um pano limpo e enfaixe.
  • Se existir sangramento abundante ou em jato, pode significar lesão arterial, portanto tampe a ferida e faça um enfaixamento compressivo. Vá ao hospital  imediatamente.
  • Evite manipular ou fazer movimentos desnecessários com as mãos e se possível imobilize o membro.
  • Se houver Amputação, recolha a parte amputada:
    • envolva em um pano, compressa ou gaze umedecida (de preferência com soro fisiológico)
    • coloque dentro de uma sacola plástica bem vedada
    • coloque a sacola em um recipiente (isopor) com gelo
    • ** importante: não deixar a parte amputada em contato direto com o gelo**
    • Sempre leve a parte amputada ao hospital, pois pode haver possibilidade de realizar um reimplante
  • Mantenha sempre a calma.
]]>
<![CDATA[SINDROME DO TÚNEL DO CARPO EM CRIANÇAS, É POSSÍVEL?]]>Wed, 23 Nov 2016 23:20:45 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/sindrome-do-tunel-do-carpo-em-criancas-e-possivel
  ​ A síndrome do túnel do carpo é uma doença muito conhecida e frequente em adultos (principal causa de neuropatia compressiva), afetando na sua maioria mulheres.
   É causado pela compressão do nervo mediano ao nível do punho e ocasiona vários sintomas nas pessoas afetadas, sendo os mais frequentes:  parestesias (formigamento) das mãos, dormência, dor, perda de forças (geralmente deixam cair objetos das mãos sem perceber), e em casos mais avançados hipotrofia/atrofia nas mãos. É uma doença geralmente de inicio insidioso e, quando não tratado a tempo, com evolução progressiva. 
Imagem
Imagem
   ​Deve ser diagnosticado corretamente, realizado um bom tratamento não cirúrgico e nas ocasiões onde não houver melhoras, geralmente é necessário o tratamento cirúrgico. A importância de iniciar o tratamento precocemente e com um especialista em Cirurgia da Mão reside no fato de haver mais possibilidades de melhora e redução de complicações como diagnóstico incorreto e tratamento insuficiente.

​Mas voltando à pergunta inicial, essa doença pode ocorrer em crianças ou adolescentes? As causas nessas idades seriam diferentes? O diagnóstico é simples?

   ​A resposta é SIM, pode ocorrer em crianças e adolescentes, sendo rara nessa faixa etária, e o diagnóstico não é tão fácil de ser feito como nos adultos. E aqui existe um porém que faz com que o diagnóstico seja tão importante: as causas nestas idades não são as mesmas que nos adultos e pode ser que a criança tenha alguma doença genética onde a manifestação inicial seja a síndrome do túnel do carpo e o atraso neste diagnóstico, atrasaria o diagnóstico destas doenças e consequentemente poderia prejudicar de forma irreversível a estes pacientes. Estou me referindo aqui a doenças conhecidas como Mucopolissacaridoses e Mucolipidoses (doenças raras que devem ser encaminhadas ao especialista em Genética Médica), sendo também fatores de risco conhecidos a diabetes mellitus, a obesidade, os traumas, entre outros.
Imagem
Imagem

​   Portanto não fique conforme com um: ¨isso não deve ser nada¨, pois todo sintoma tem importância e deve ser investigado. Se você conhece alguém com formigamentos, dormências, dor e fraqueza na(s) mão(s) ou em todo o membro superior procure um especialista e se esse ¨alguém¨ for uma criança ou adolescente, a atenção deve ser redobrada, pois são nessas idades onde o diagnóstico é mais difícil.
]]>
<![CDATA[Você tem direito a atendimento especializado?]]>Sat, 12 Nov 2016 15:13:42 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/voce-tem-direito-a-atendimento-especializadoEssa é uma pergunta que diariamente milhões de brasileiros fazem ao necessitarem de atendimento médico para algum problema de saúde ou até  mesmo para tirarem uma dúvida relacionada à  sua saúde. 
No Brasil existe uma ampla rede de saúde, já  seja através  do SUS, das redes conveniadas às operadoras de planos de saúde ou do atendimento particular.  Na minha opinião, os milhares de médicos  que atendem diariamente nos postos de saúde, UPAs, pronto socorros, consultórios, clínicas, etc..., estão  capacitados e devem ser capazes de dar ao paciente um atendimento eficaz e sanar todas as dúvidas  que estes tenham, não  havendo necessidade, na MAIORIA dos casos, de referenciar para um atendimento mais especializado.
No entanto, existem situações onde o diagnóstico  possa ser mais difícil, onde o controle de determinadas doenças  exija um conhecimento maior, ou onde a urgência/emergência do caso exija a presença  de um especialista, e nestes casos temos que saber bem os nossos direitos.

A presença do Especialista em Cirurgia da Mão é  fundamental para uma avaliação  inicial correta, para melhorar o prognóstico dos tratamentos realizados e para uma reabilitação ideal nos casos de traumas, acidentes, ferimentos, esmagamentos, queimaduras ou fraturas que acometem principalmente as mãos, punhos, antebraço e até  mesmo o cotovelo.
Também é  a especialidade adequada para tratar das malformações, sequelas, ou patologias que acometem estas regiões, sendo algumas muito comuns, como as tendinites, cistos sinoviais, síndrome do túnel  do carpo, dores no punho, sequela de ferimentos, entre outras.


Portanto nestes casos, você tem direito sim a ser atendido por um especialista em CIRURGIA DA MÃO, havendo diretrizes específicas do SUS e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é a agência reguladora de planos de saúde do Brasil, vinculada ao Ministério da Saúde, ela atua em todo o país na regulação, normatização, controle e fiscalização de planos de saúde.
Antes de contratar um plano, é preciso verificar se a operadora e o plano do seu interesse possuem registro na ANS. Veja também a avaliação da qualidade das operadoras e o índice de reclamações contra elas. Para isso, consulte a ANS ou ligue para 0800 701 9656. Com esse simples gesto você  pode evitar ser prejudicado com negativas abusivas de cobertura, reajustes indevidos, rescisão do contrato, descredenciamento de médico e hospitais, e outros problemas.

E lembre que para poder exigir seus direitos é importante cumprir seus deveres, além  do fato de que ao usarmos indevidamente um serviço que não  necessitamos, estamos deixando alguém  que realmente precisa sem esse serviço.

Abraços e espero ter ajudado!


]]>
<![CDATA[Você conhece a cirurgia da mão?]]>Tue, 08 Nov 2016 01:29:00 GMThttp://cirurgiadamaoms.com.br/blog/voce-conhece-a-cirurgia-da-mao     No meu primeiro Post, gostaria de começar com um assunto que para mim parece óbvio, mas conversando com os pacientes e até mesmo colegas de profissão, tenho notado desconhecimento sobre esta especialidade, sua área de atuação e o que me parece pior, noto desconhecimento por parte do paciente do seu direito de ser atendido, tratado e reabilitado por um cirurgião da mão quando este tem alguma patologia que é da área de atuação da especialidade.
     O campo de atuação do Cirurgião de Mão é bastante amplo e incluiu a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversos tipos de lesões: congênitas, cutâneas, tendíneas, ósseas, neurológicas, vasculares, tumorais, degenerativas, infecciosas, inflamatórias, reumatológicas, síndromes dolorosas, doenças profissionais e esportivas.
     A mão é um órgão sensitivo-motor que possui 37 articulações interligadas como engrenagens de um relógio, que apesar de pequenas, são fortes e precisas. Além dos componentes ósseos e cartilaginosos, a mão é provida de inúmeros ligamentos, músculos, nervos e tendões que também estão sujeitos a traumas graves e diversos tipos de doenças. O minucioso conhecimento da anatomia e do funcionamento de todas estas estruturas é necessário para o diagnóstico e tratamento das lesões.
     O Cirurgião da Mão está apto para atuar em todo o membro superior, incluindo problemas que acometam os ombros, cotovelos, antebraços, punhos e mãos. No entanto, com o desenvolvimento de uma área de atuação da ortopedia: a Cirurgia de Ombro e Cotovelo, o Cirurgião da Mão têm atuado menos nas doenças dos ombros.
Por atuar na exploração dos nervos periféricos – estruturas que dão a função sensitiva e motora para os quatro membros, esse especialista também atua nos membros inferiores. Os reimplantes e retalhos microcirúrgicos também podem ser executados nos quatro membros.
     Para o Cirurgião de Mão realizar uma microcirurgia, métodos de magnificação das imagens são utilizados, como o uso de lupas ou microscópios. Instrumentais especiais (e geralmente caros) também são utilizados para manipulação dessas pequenas estruturas como vasos e nervos. Quando em uso do microscópio, mínimos movimentos de suas mãos podem ser convertidos em movimentos rápidos ou bruscos demais e até a respiração tem que ser controlada, para se evitar tremores. Mesmo trabalhando com esta dificuldade óptica, o cirurgião tem que ser eficiente e rápido.
     A Importância reside no fato de que o homem moderno é bastante dependente das atividades manuais para escrever, digitar, expressar-se através da música, pintura, artesanato, para cuidar de si, locomover-se e trabalhar. Todas estas atividades expõem as mãos a traumatismos, daí o motivo pelo qual a mão e punho serem a parte do corpo com a maior frequência de atendimentos nos prontos-socorros. Um estudo realizado por Michno em um período de 14 anos mostrou que 49% das fraturas atendidas em Pronto Socorro ocorreram em mãos ou antebraços.
     Considerando apenas as fraturas expostas, um estudo realizado no interior de São Paulo apontou uma incidência de 38,2% para as fraturas de antebraço e mão, fazendo frente às fraturas de tibia (36%), bastante prevalentes nos acidentes motociclísticos.
Com relação aos acidentes de trabalho, no último Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social disponível para consulta na internet - referente a 2011, consta que os ferimentos e fraturas do punho e da mão são as duas primeiras causas de afastamento do trabalho, com 17,2% do total de casos. A parte do corpo com maior incidência de acidentes de trabalho de motivo típico foi a mão, com 39,2% dos casos.
     O Ministério da Saúde emitiu em 18 de setembro de 1998, a portaria nº 3642, que determina que no “sistema estadual de referência hospitalar em atendimento de urgências e emergências, exista especialista em Cirurgia da Mão, de acordo com a disponibilidade de cada Estado”. Esta portaria é um reconhecimento da necessidade desta especialidade para o primeiro atendimento dos traumas de mão, assim como existe esta mesma exigência por parte da ANS para as operadoras de planos de saúde que devem oferecer esta especialidade para seus usuários.
     Progressivamente, a classe médica e a sociedade brasileira estão conhecendo a especialidade, e a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão tem um papel muito importante neste processo de divulgação.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cirurgia_da_m%C3%A3o
]]>